sábado, 22 de agosto de 2009

Morangos

O termo morango deriva do latim moru, que significa amora. Muito comum nesta época do ano, esta deliciosa e suculenta fruta, traz em sua beleza natural muitas propriedades nutricionais.

No Brasil, o estado de São Paulo é o maior produtor da fruta, muito apreciada em sua forma natural ou compondo outras preparações, especialmente na confeitaria.

Sua safra vai de julho a outubro, período em que a fruta tem melhor qualidade, mais sabor e sem dúvida é mais nutritiva!

O morango, quando consumido fresco é uma boa fonte de vitamina C, importante para manutenção e bom funcionamento do sistema imunológico e considerada uma vitamina antioxidante.

Assim como o tomate e a melancia, também é uma boa fonte de licopeno, pigmento de cor vermelha presente especialmente nas frutas mais maduras, cujo consumo regular está relacionado a diminuição do risco de câncer de próstata.

Os benefícios do morango não se restringem apenas à presença do licopeno e da vitamina C. A fruta contém também vitaminas do complexo B e sais minerais como fósforo, cálcio e ferro e tudo isso com poucas calorias. Mas fique atento: apesar de conter cálcio e ferro, o morango não pode ser considerado fonte destes nutrientes uma vez que não estão presentes em grandes quantidades como no leite e seus derivados, no caso do cálcio, e nas carnes, como no caso do ferro, e estes nutrientes nos vegetais são menos aproveitados pelo organismo devido à sua baixa biodisponibilidade.

Uma porção de morango de aproximadamente 100 gramas contém apenas 30 kcal e 1,7 gramas de fibras, e por este motivo, a fruta deve como todas as outras frutas, fazer parte de uma alimentação variada e saudável.

Um comentário:

Obrigada pela visita! Beijokas