quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Frango com Quiabo


Quiabo
Fruto do Quiabeiro, o quiabo, também conhecido como Okra, Quimbombó, Kingombo, Gombo, Ají turco o Lady’s fingers (dedos de dama), é cultivado na África, Ásia e nas Américas.

A presença do quiabo compõe pratos brasileiros tipicamente regionais. No nordeste o Caruru – quiabo cozido com camarão seco - é o prato principal na homenagem dos baianos aos Santos Meninos (São Cosme e São Damião). Já em Minas Gerais, Frango com Quiabo e Refogado de Carne com Quiabo são tradições da culinária local.

De seus valores nutritivos podemos destacar que tem pouquíssimas calorias, é rico em fibras e vitaminas do grupo A, B e C, além de carboidratos, potássio e cálcio. É bastante apropriado para proteção da mucosa digestiva e a água do cozido é utilizada para melhorar certas disfunções gástricas e de garganta.

Frango com Quiabo

Ingredientes:

1,5 kg de peito e coxas de frango
Suco de limão
1kg de quiabos médios (buscar que sejam todos de cor verde uniforme)
Óleo
2 cebolas medias
2 dentes de alho picados
1 tomate vermelho sem pele e sem semente
ou 2 colheres de extrato de tomate
300ml de água
Sal
Pimenta do reino

Modo de Preparo:

Retirar a pele, lavar e temperar com suco de limão o frango. Reservar por 30 minutos. Lavar e secar bem o quiabo. Numa panela (ou cumbuca mineira de barro) refogar o quiabo cortado em rodelas em 1 colher de óleo até que não se veja mais a baba, cuidado para não queimar o quiabo. Retire e reserve. Na mesma panela ou em outra, doure o frango em duas colheres de óleo. Acrescente as cebolas e o alho picado e deixar dourar. Junte o tomate ou o extrato de tomate e deixar refogar. Adicionar a água (ou até cobrir todo o frango) e deixar ferver em fogo médio por uns quinze minutos. Corrigir sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o quiabo reservado e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Deixar descansar um pouco antes de servir. Uma boa cozinha mineira serviria com o típico angú, ou polenta cozida.

Rendimento: 6 porções

Um comentário:

Obrigada pela visita! Beijokas