quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gelado de Abacaxi e Manga

Receita enviada pela minha querida irmãnzinha Audrey

Ingredientes:
- 350 g de abacaxi descascado e cortado em cubos
- 100 g de açúcar
- 1 anis estrelado

- 1 lata de leite condensado
- 1 manga descascada e cortada em pedaços
- 250 g de ricota (passada na peneira)
- 2 pacotes de gelatina em pó sem sabor (dissolvida e
hidratada conforme o fabricante)
- 300 g de bolo (de sua preferência) esfarelado

Modo de Preparo:

1- Numa panela coloque 350 g de abacaxi descascado e cortado em
cubos, 100 g de açúcar e 1 anis estrelado. Leve ao fogo médio e
cozinhe por +/- 10 minutos. Retire o anis estrelado, desligue o
fogo e deixe esfriar.

2- Num liquidificador coloque 1 lata de leite condensado, 1 manga
descascada e cortada em pedaços e o doce de abacaxi (feito acima)
e bata até obter uma mistura cremosa (+/- 2 minutos). Transfira
esta mistura para uma tigela e junte 250 g de ricota (passada na
peneira), 2 pacotes de gelatina em pó sem sabor (dissolvida e
hidratada conforme o fabricante) e misture bem. Reserve.

3- Numa fôrma de bolo inglês forrada com saco plástico, coloque
uma camada de creme (abacaxi e manga) e uma camada de bolo
esfarelado. Repita as camadas até terminar com uma camada de
creme. Leve ao congelador até ficar com consistência firme (+/- 4
horas). Desenforme e sirva com chantilly.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Culinária CyberCook

Culinária CyberCook

Shake Seca Barriga

Lica Takagui

Ingredientes para o suplemento:
  • 250 g de fibra de trigo
  • 125 de leite de soja em pó
  • 100 g de açúcar mascavo
  • 100 g de aveia em flocos
  • 100 g de gergelim com casca
  • 75 g de gérmem de trigo
  • 50 g de gelatina sem sabor
  • 125 g de linhaça marrom
  • 25 g de guaraná em pó
  • 25 g de levedo de cerveja
  • 25 g de cacau em pó
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, guarde num pote, feche bem e mantenha na geladeira por até três meses.

Quantidade: 2 colheres de sopa por shake
Consumindo a fórmula caseira até duas vezes durante o dia, você acelera ainda mais a queima de gorduras!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Pão de Beijo


Pão de queijo... sem queijo!

Fabiana Nachbal

Ingredientes:
  • 200 g de polvilho doce
  • 300 g de polvilho azedo
  • 1/2 kh de mandioquinha já cozida e amassada
  • 2 colheres (chá) de al marinho
  • 150 ml de azeite
  • 150 ml de água
Preparo:

Numa vasilha, misture os polvilhos e o sal. Acrescente o azeite e miture até ficar uma farofa homogênea. Adicione a mandioquinha amassada e misture novamente, agora agregando o polvilho à mandioquinha, enquanto coloca a água aos poucos, amassando com as mãos, até ficar uma farofa homogênea. Molde as unidades no tamanho desejado, ou com 50 g cada. Pré aqueça o forno por 10 minutos a uma temperatura de 180° C. Sem a necessidade de untar a assadeira, distribua as unidades com um distânciamento de três dedos entre elas. Ápos levá-los ao forno, aguarde poe cerca de 20 minutos ou até que os pãezinhos dourem. Sirva quente, puro ou recheado com patês ou geléia orgânica.

Maçãs Assadas

Ingredientes do recheio:
3 maçãs (uma por pessoa)
3 colheres de sopa
de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de passas
3 colheres de vinho do porto
canela para polvilhar e
um pau de canela por maçã




Lavam-se muito bem as maçãs, retiram-se os centros, dá-se um corte muito fino em volta das mesmas, e coloque-as em um recipiente de ir ao forno. Adicione o recheio no centro de cada uma das maçãs, acrescentando umas 5 colheres de sopa de água no fundo do recipiente. Vai ao forno bem quente, cerca de 220º, durante 20 ou 30 minutos, mais ou menos.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pasta de alho



Ingredientes:
100gr de ricota fresca
dentes de alho grandes
(pode diminuir ou aumentar de acordo com a preferência - e a tolerância- ao alho)
1 colher sopa de azeite de oliva
2 colheres sopa de maionese pronta
tempero verde a gosto

Modo de preparar:
Descasque e esmague bem os dentes de alho. Numa frigideira coloque o azeite de oliva e o alho esmagado até começar a ficar amarelinho. Cuidado para não torrar o alho!!! Reserve. Numa vasilha amasse com um garfo a ricota misturando à maionese até ficar uma pasta homogênea. Acrescente o alho refogado e pitadas de tempero verde bm picadinho conforme sua preferência. Está pronto para servir!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Chás



Sabor do inverno



Conheça algumas opções de chá para curtir o frio de uma maneira saudável:

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de chá, ou Camellia sinensis, como é cientificamente conhecido. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos. Uma xícara de chá, além de deliciosa, é o convite para a boa saúde, pois fornece nutrientes importantes que ajudam a minimizar doenças. Conheça os benefícios dos chás mais populares.


Boldo: Estimulante da digestão, secreção biliar, distúrbios intestinais e hepáticos. O chá combate à prisão de ventre, gases intestinais e transtorno do fígado, atua na degradação de gorduras, é indicado em intoxicações alcoólicas.

Camomila: Alivia gases intestinais, desintoxica o fígado, auxilia no tratamento de reumatismo e da excitação nervosa, melhora enxaqueca, dor de dente, insônia, enjôos e é um ótimo tônico para a pele. Usado para cólicas em lactentes, regula os intestinos. É Antiinflamatório e calmante, utilizado em crises depressivas e febres.

Cidreira (Capim Limão): Indutora do sono alivia dores de cabeça e gases intestinais, indicada para digestão, cólicas menstruais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, histerias, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, hipotensora, depurativa, expectorante

Carqueja: Indicado para má digestão, cansaço físico, vermes intestinais, prisão de ventre, gastrite, azia, anemia, fígado, rins, diabetes, inflamações urinárias, próstata, colesterol, gota, gastrite, afecções do baço e angina. Auxilia no processo de desintoxicação e emagrecimento. É revigorante das funções genitais, diurético, antiasmática, antibiótica e depurativa.

Erva Doce: Calmante dos nervos, elimina mau hálito, toxinas da pele, gases intestinais, cólicas intestinais de criança e do ventre. Estimula o apetite, digestão, secreção biliar, restaura fluxo menstrual e aumenta o leite das lactantes. Bom contra azia, também utilizado na culinária como aromatizante.

Hortelã: Indicada para o tratamento da febre, vermes, espasmos, gases intestinais, sistema nervoso, inflamações uterinas, resfriado, faringite, tosse, afecções da garganta, coceiras, sarampo, inchaços, dor-de-cabeça, rinite, conjuntivite, cólicas, diarréia, problemas estomacais, intestinais e respiratórios. O chá é lactante, estimulante digestivo, descongestionante nasal, perspirante, anestésico e analgésico.

Chá Preto: Alivia os sintomas de depressão e dor de cabeça. É tônico, energético, estimulante dos nervos, músculos e cérebro e auxilia no tratamento de obesidade. É o chá mais consumido no mundo.

Erva-Mate: O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade. A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e micção. É considerado ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.

Chá Verde e Branco: Extraídos da planta Camellia sinensis, os chás verde e branco possuem níveis concentrados de catequinas e polifenóis, substâncias que agem na prevenção do câncer. Também combatem os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento com mais eficiência que as vitaminas C e E. Além disso, esses chás ajudam a emagrecer, fortalecem as veias e as artérias e reduzem os teores de colesterol ruim.

Diferenças entre os chás verde e branco: Enquanto o chá verde tem as folhas aquecidas e secas, resultando na oxidação dos seus componentes, o chá branco é elaborado a partir do broto da Camellia sinensis e não passa por esse processo, assegurando uma concentração maior dos princípios ativos. Os chás Oolong e preto também derivam da mesma planta, mas seus benefícios são menos evidentes.

Cuidados:

- Os chás verde e branco contêm cafeína, que eleva a pressão arterial. Por isso, não são recomendados a hipertensos, gestantes ou lactantes. Consulte um profissional de saúde para avaliar se você está apto ao consumo.

- O consumo exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Para garantir os benefícios e evitar os problemas, recomenda-se beber três ou quatro xícaras diariamente.

- Prepare corretamente. Ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres de chá em uma xícara de chá. Deixe o recipiente tampado de cinco a dez minutos, em ambiente escuro, antes de servir. O chá não deve ser reaquecido e pode ser guardado por até 12 horas em locais sem luz.

- Os chás verde e branco contêm tanino, que inibe a absorção de ferro. São contra-indicados para pessoas com deficiência desse mineral. Também deve ser evitado o consumo com leite, alimento que pode inibir o efeito antioxidante dos chás.

- Pacientes que fazem uso do medicamento doxorrubicina devem ser monitorados, pois esses chás potencializam seu efeito.

SERVIÇO:

*Maria Pia Gallucci é a nova colunista do ONNE. Nutricionista e Chef de Gastronomia, especialista em culinária saudável.

sábado, 11 de julho de 2009

Bolo Suíço de Chocolate

Álvaro Rodrigues
www.alvarorodrigues.com.br
(0xx11) 3857 7103


  • 2 ovos tipo jumbo (60 g cada) inteiros
  • 120ml de óleo de milho ou de canola
  • 240ml de água filtrada e fervente
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado (270 g)
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
  • 1 e ¼ xícara (chá) de farinha de trigo (150 g)
  • 1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 120g de chocolate meio amargo ralado ou bem picado

    Modo de preparo:
    Bata no liquidificador os ovos inteiros por dois minutos. Junte o óleo de milho, a água fervente, o açúcar, a canela em pó e bata bem. Distribua a mistura obtida em um refratário redondo grande, agregue a aveia e os demais ingredientes secos (peneirados juntos) e envolva com auxílio de um fouet ou de uma colher de cozinha até obter uma massa homogênea. Por último agregue o chocolate ralado. Distribua a massa em uma fôrma retangular média (própria para bolo inglês), untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido à 180ºC até que esteja dourado e firme ao toque. Deixe amornar, desenforme sobre uma grade cubra com a ganache de chocolate fria, decorando a gosto.

    Cobertura ganache:
  • 200g de chocolate cobertura ao leite bem picado
  • 100g de creme de leite UHT

    Modo de preparo:
    Em um refratário pequeno misture os ingredientes e derreta em banho-maria ou no forno microondas até obter um creme liso e brilhante. Deixe esfriar e espalhe sobre o bolo assado e frio, decorando a gosto.

    Rendimento: 12 porções
    Tempo de preparo: 20 minutos
    Tempo de forno: 40 a 45 minutos
  • quinta-feira, 9 de julho de 2009

    Canjica com amendoim

    Foto de canjica com amendoim

    Ingredientes

    - 1/2 kg de milho para canjica
    - 2 litros de água
    - 1 lata de leite condensado
    - 1 vidro de leite de coco
    - 2 xícaras de leite comum
    - 10 cravos da Índia
    - 3 pauzinhos de canela
    - 250 g de amendoim torrado e moído grosseiramente
    - Canela em pó para polvilhar


    Modo de fazer:

    Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro.
    Coloque na panela de pressão e cozinhe por 30 minutos ou até que esteja macia.
    Coloque em outra panela se necessário maior acrescente o leite, o leite de coco, o cravo e a canela .
    Deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre.
    Acrescente o leite condensado mexendo para não grudar por mais 10 minutos.
    Desligue estando bem cremosa e não seca.
    Acrescente o amendoim passe para uma travessa e polvilhe a canela em pó.
    Sirva morna ou fria.

    quarta-feira, 8 de julho de 2009

    Pudim de Milho


    Calda:
    1 xícara (chá) de açúcar

    Pudim:
    2 latas de milho verde
    meia xícara (chá) de leite
    1 vidro de leite de coco (200ml)
    1 lata de Leite Moça
    3 ovos

    Modo de Preparo:

    Calda:
    Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma forma com furo central (19cm de diâmetro) e reserve.

    Pudim:
    Bata no liquidificador o milho verde com o leite. Passe por uma peneira e devolva o suco no liquidificador. Bata com o leite de coco, o Leite MOÇA e os ovos. Despeje na forma caramelada, cubra com papel de alumínio e asse em banho-maria em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva.

    "Bolo de Chocolate com Tudo Dentro"


    1 pcte de bolo de chocolate pronto ( você pode fazer uma receita sua qualquer)

    3 ovos
    1 colher (sopa) margarina
    4 colheres de achocolatado ( eu usei chocolate em pó, fica mais forte e menos doce)
    2 colheres de açúcar mascavo
    1 cx. de creme de leite
    100 grs de chocolate meio amargo em barra ( hoje eu não usei, e ficou bom do mesmo jeito, quando usa fica mais parecido com uma Brownie)
    1 xíc. de leite
    canela a gosto ( eu coloco muito, porque adoro)
    maçã descascada e picadinha ( duas ou três )
    uvas passas a gosto
    castanhas ou nozes picadas grosseiramente a gosto
    essência de nozes ou rum

    As frutas (maçã e uvas) devem ser passadas na farinha de trigo para não ficarem no fundo; se for usar o chocolate amargo, esquente o creme de leite e acrescente o chocolate, depois que derreter, acrescente na massa.

    Misture o bolo de acordo com as instruções da embalagem, coloque os demais ingredientes e deixe as frutas por último.

    Bolo de Gelatina da Audrey


    Bata no liquidificador:
    4 ovos
    1 copo de iogurte natural
    1/2 medida de óleo
    1 caixa de gelatina de limão (gelatina sol fica mais verdinho)
    1 massa de bolo de laranja
    1 colh. de fermento

    Se vc achar que ficou muito dura a massa coloque um pouquinho de leite.( eu sempre coloco)

    Cobertura: 1/2 lata de leite condensado com 1 limão.

    Rocambole Sensação de Morango

    Material:
    Papel manteiga

    Ingredientes da massa:
    5 ovos inteiros
    4 colheres (sopa) de farinha de trigo
    4 colheres (sopa) de açúcar
    Gotas de baunilha
    Margarina para untar
    350 g de chocolate fracionado derretido

    Ingredientes do recheio:
    1 lata de leite condensado
    1 caixa de creme de leite
    1 colher (sopa) de pasta de morango
    1 colher (sopa) de margarina

    Decoração:
    100 g de cobertura fracionada branca
    1 caixa de morangos frescos

    Modo de preparo da massa:

    Coloque os ovos e o açúcar na batedeira, e bata até obter uma mistura clara e fofa, que faça riscos com o batedor, adicione aos poucos a farinha de trigo, apenas com movimentos leves, pingue a baunilha.
    Unte uma assadeira de rocambole com margarina para fixar o papel manteiga, estenda a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º.
    Desenforme a massa assada em uma superfície limpa e lisa. Acerte a borda da massa, recortando uma margem de 1 cm com o auxílio de uma faca de pão. Recorte quadrados de 10 cm e espalhe uma camada fina de recheio, enrole com delicadeza, pressione bem a borda. Corte pedaços de papel manteiga (20 x 10 cm) e molhe-os um de cada vez no chocolate fracionado derretido, deixe escorrer o excesso de chocolate e envolva o rocambole no papel manteiga com chocolate fracionado. Leve para gelar para o chocolate poder secar, retire o papel manteiga com delicadeza. Acerte com recheio na lateral e decore a gosto.


    Modo de preparo do recheio:
    Misture os ingredientes, e leve ao fogo até começar desprender da panela.


    Trufa de Café

    Ingredientes:

    200g de chocolate meio amargo
    ½ copo (req) de doce de leite
    1 colher (sopa) de achocolatado
    2 colheres (sopa) de café solúvel
    1 colher (sopa) de creme de leite
    1 copo (req) de biscoito maisena triturado e peneirado (se precisar pode colocar mais)
    1 colher (chá) de essência sabor café

    Modo de fazer:
    Derreta o chocolate.
    Misture o doce de leite e o achocolatado. Reserve.
    Em uma vasilha separada misture o café com o creme de leite, mexa bem e acrescente sobre o chocolate. Mexa.
    Acrescente o biscoito e a essência. Misture bem. Não leve para gelar.
    Faça bolinhas e banhe no chocolate.


    Isamara Amâncio
    www.isamaraamancio.com.br

    Bolo de Chocolate com cenoura


    Tatá Cury
    www.tatacury.com.br


  • 1 pacote de bolo de chocolate pronto
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1/2 copo de água mineral
  • 3 cenouras médias cruas
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

    Modo de preparo:
    Colocar numa vasilha o bolo pronto e a manteiga. Bater no liquidificador ½ copo de água, as cenouras e os ovos. Acrescentar à massa as cenouras batidas com os ovos e 2 colheres (sopa) de açúcar. Reserve.

    Cobertura:
  • 180g de chocolate meio amargo
  • 2 latas de creme de leite
  • 4 colheres (sopa) cheias de achocolatado em pó
  • 1 colher (sopa) cheia de açúcar
  • 1 colher (café) de manteiga
  • 1/2 copo de água mineral

    Modo de preparo:
    Levar ao fogo em uma panela o chocolate meio amargo picado, o creme de leite, o achocolatado, 1 colher (sopa) cheia de açúcar e 1 colher (café) de manteiga e 1/2 copo de água mineral, até obter uma cobertura homogenia.

    Finalização:
    Dividir essa cobertura (metade) ainda quente e adicioná-la à massa reservada (antes de colocar na forma previamente untada) e o restante cobrir o bolo depois de assado em forno pré-aquecido a 180ºC por 1 hora e 10 minutos.
  • Bolo Suíço de Chocolate


    Álvaro Rodrigues
    www.alvarorodrigues.com.br
    (0xx11) 3857 7103


  • 2 ovos tipo jumbo (60 g cada) inteiros
  • 120ml de óleo de milho ou de canola
  • 240ml de água filtrada e fervente
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado (270 g)
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
  • 1 e ¼ xícara (chá) de farinha de trigo (150 g)
  • 1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 120g de chocolate meio amargo ralado ou bem picado

    Modo de preparo:
    Bata no liquidificador os ovos inteiros por dois minutos. Junte o óleo de milho, a água fervente, o açúcar, a canela em pó e bata bem. Distribua a mistura obtida em um refratário redondo grande, agregue a aveia e os demais ingredientes secos (peneirados juntos) e envolva com auxílio de um fouet ou de uma colher de cozinha até obter uma massa homogênea. Por último agregue o chocolate ralado. Distribua a massa em uma fôrma retangular média (própria para bolo inglês), untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido à 180ºC até que esteja dourado e firme ao toque. Deixe amornar, desenforme sobre uma grade cubra com a ganache de chocolate fria, decorando a gosto.

    Cobertura ganache:
  • 200g de chocolate cobertura ao leite bem picado
  • 100g de creme de leite UHT

    Modo de preparo:
    Em um refratário pequeno misture os ingredientes e derreta em banho-maria ou no forno microondas até obter um creme liso e brilhante. Deixe esfriar e espalhe sobre o bolo assado e frio, decorando a gosto.

    Rendimento: 12 porções
    Tempo de preparo: 20 minutos
    Tempo de forno: 40 a 45 minutos