segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Saúde e Cura pelas Plantas"


AGRIÃO
O Agrião é diurético, depurativo do sangue e elimina as substâncias estranhas do corpo.
Para os diabéticos, como também para os que sofrem de bócio, o agrião é um magnífico remédio, por que contém iodo natural e ferro.
Para estas enfermidades, é recomendável  tomar diariamente algumas colheradas de suco fresco de agrião.
Consumido em forma de salada ou tomado em forma de suco, o agrião é muito eficaz em casos de afecção da pele, cálculos renais e biliares, escorbuto, icterícia, anemia, hidropisia, dilatação do fígado, enfermidades dos rins, dos pulmões, da garganta, tifo, reumatismo, gota, catarros crônicos e falta de apetite.
Com o agrião fresco esmagado, se fazem cataplasmas para curar feridas difíceis de cicatrizar, tumores glandulares, obstrução dos vasos linfáticos, herpes, etc.

ALHO

O Alho cura: escorbuto, bronquite, diarréia calcificação das artérias, vermes intestinais, hemorróidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga, da vista, dores de cabeça, enxaquecas, obesidade, hidropisia, tumores, herpes, afecções da pele, melancolia, histeria, reumatismo, gota, palpitações do coração, inflamação da mucosa, tifo, prisão de ventre, mal-estares pela paralisação do fígado e do baço, perturbações do metabolismo, nefrite, desarranjos estomacais, falta de apetite, tosse, rouquidão, catarros, nervosismo, abscessos pulmonares, asma, etc.
O alho elimina os velhos resíduos do organismo, facilitando seu trabalho, que amiúde é tão pesado, e purificando o aparelho digestivo.
O suco de alho contém as vitaminas C e K, e vários sais minerais como o enxofre, fósforo, silicatos e iodo. Se abundante conteúdo de fósforo e enxofre, faz que o alho seja um alimento especial para os nervos, e a vitamina K serve para combater hemorragias de qualquer classe.

BATATA

A batata crua é calmante natural para dores estomacais.
Neste caso rala-se uma pequena quantidade de batata e mistura-se com mel.
Tomando-se suco de batata em jejum, curam-se as seguintes enfermidades: úlceras estomacais e intestinais, escorbuto, reumatismo e gota.
Cataplasmas de batata crua e raladas curam queimaduras, neuralgias, reumatismos, inchações, tumores, inflamações e acalmam dores.

BETERRABA

A beterraba serve para depurar e fortificar o sangue.
Ela combate as seguintes enfermidades: icterícia, anemia, palidez, falta de glóbulos vermelhos, afecções da pele, herpes, diabete, furúnculos, abscessos, úlceras, tumores, inchações, reumatismo, gota e acidez do sangue etc. Serve também para curar a acidez do sangue.
Tanto o suco como o caldo da beterraba, que se obtém mediante o cozimento, revigoram todo o corpo, fortalecendo os órgãos internos.

CEBOLA

O extraordinário efeito curativo da cebola se deve a que, além de diversas vitaminas, contém abundantes sais minerais: enxofre, fósforo, silicatos, ferro, cálcio, iodo, sódio, magnésio, flúor etc. Ademias a cebola tem um hormônio que tem um efeito parecido ao da insulina.
Aos que padecem de insônia devem cheirar durante algum tempo, antes de deitar-se, uma cebola cortada pela metade. Em seguida experimentarão uma sensação agradável que não tardará em converter-se em sono profundo e restaurador das energias.
Verrugas no rosto... Faça um buraco numa cebola grande, encha-a de sal, tampe-a com o pedaço que foi tirado da cebola. Coloque numa xicrinha ou um recipiente pequeno para que não derrame o conteúdo.
Utilizando um pincel fino, molhe-o no líquido obtido e umedeça a verruga repetidamente. Aos poucos, a verruga irá desaparecer.
Se as verrugas estiverem em lugar, como por exemplo: as mãos, coloque todas as noites, sobre ela, um rodela de cebola salgada.
A cebola é um ótimo remédio para o catarro, a tosse, a rouquidão, as mucosidades, as supurações, as úlceras e inflamações de qualquer espécie, as enfermidades da pele, da garganta, do cérebro, dos ossos, do estômago, dos intestinos e dos rins.
A cebola abre o apetite e regulariza as funções do estômago.
Suas propriedades diuréticas tornam-na um meio depurativo de primeira categoria sendo muito eficaz em casos de hidropisia e retenção da urina.
O chá de cebola e o suco de Cebola são muito curativos, especialmente para resfriados: rouquidão, catarros de qualquer espécie, escarros de sangue, pleurisia, doenças dos rins, tuberculose pulmonar, tosse, asma, bronquite, gripe.
O Suco de cebola aplicado externamente produz um bom efeito interno, friccionando com o suco a parte doente e aplicando sobre a mesma uma cataplasma de cebolas.
O suco de cebola é excelente nas úlceras de qualquer espécie e nas feridas abertas e supurantes.
Friccionando amiúde o couro cabeludo com suco de cebola, elimina-se a formação de caspa, e como favorece o crescimento do cabelo e evita a sua queda.
O suco de cebola mata os micróbios graças ao seu grande poder desinfetante e curativo. Portanto comer cebola crua, especialmente crua é um meio de se proteger contra enfermidades infecciosas.
As cataplasmas de cebola são muito indicadas contra qualquer espécie de mordeduras venenosas de cobras, aranhas e etc.
PARA LIMPAR E REJUVENECER A CÚTIS: Aplicar o suco de cebola uma ou duas vezes seguidas no rosto, fazendo nele uma massagem até que o suco seja totalmente absorvido.
No tratamento da Diabete, a cebola desempenha um papel curativo e regenerador muito importante. Como o diabético precisa purificar o sangue, o meio terapêutico mais apropriado é a cebola, porque desinfeta e depura o líquido vital do organismo, eliminando as toxinas que contém.
Assim, pois ninguém deveria deixar de considerar a cebola como um poderoso fator curativo natural, que pode ajuda-lo não somente contra as moléstias contagiosas, mas também para combater muitas outras enfermidades, principalmente se é utilizada junto com o limão e o alho.
SUCO DE CEBOLA: misture o suco de cebola com suco de limão e duas colheradas de mel. Esquente-o, e tome aos poucos.
CHÁ DE CEBOLA: Ferver pedaços de cebola. Tome puro, com mel ou açúcar mascavo.
CHÁ DE CEBOLA 2: Corte uns pedaços de cebola, pedaços de alho e suco de limão. Tome puro, com mel ou açúcar mascavo.
As cataplasmas de cebola são muito indicado em casos de: reumatismo e gota, dores causadas por quedas, golpes, torceduras, etc.
Cebolas cruas, cozidas ou seu suco, são eficazes para combater a prisão de ventre.
Obs. Aquele que desejar ter uma inteligência viva, não deve esquecer de comer cebola às refeições.

CENOURA

A cenoura possui as vitaminas A, B, e C, e diversos sis minerais: cálcio, ferro, silicatos, potássio, sódio, fósforo e magnésio.
A cenoura ser para combater as enfermidades do fígado, dos rins, dos intestinos, da bexiga, dos pulmões, da garganta, do estômago, da pele, a anemia, a icterícia, o reumatismo etc.
O suco de cenoura é indicado para eliminar o ácido úrico e neutralizar a acidez do estômago e do sangue.
O suco com de cenoura, com suco de limão e mel combater a bronquite.
A cenoura crua ralada, misturada com alho triturado é um remédio eficaz para expulsar os vermes intestinais.
Cenouras cruas e raladas servem para fazer cataplasmas que aliviam as dores e curam feridas, rachaduras (nas pernas, nos braços ou ns mãos), queimaduras, inchações, furúnculos, etc.

LINHAÇA

A linhaça tem vitamina K, esta vitamina ajuda a coagular o sangue.
O CHÁ de linhaça adoçado com mel, combate eficazmente abscessos,  enfermidades  do estômago, acidez do estomacal, asma, diabete, diarréia, enfermidades dos rins e intestino grosso, perturbação do metabolismo, fermentações estomacais, hemorróidas, hemorragias, obesidade, tosse, tuberculose, rouquidão, úlcera intestinais, inflamação da uretra, etc.

NOZ 

O fruto da nogueira contém as vitaminas A, B, E. Ele tem mais de 6.000 calorias p quilo. Os sais minerais mais importantes são o cálcio, o fósforo, o iodo, o magnésio e o enxofre.

O chá das folhas de nogueira ser para combater as seguintes enfermidades: diabete, icterícia, raquitismo, impurezas do sangue, anemia, vermes, debilidade glandular, mal de Pott (tuberculose dos ossos), apostemas na garganta, chagas na boca, circulação deficiente, escorbuto, mordeduras de vespas e abelhas, inflamação dos olhos, frieiras, afecções da pele, sífilis, etc.

PEPINO

O pepino é muito eficaz nas úlceras estomacais e neutraliza a acidez do estômago e do sangue; ademais é laxante e combate as inflamações do estômago e dos intestinos.
Os que sofrem da próstata devem abster-se de comer pepino, e os enfermos das vias urinárias devem consumi-lo com muita prudência pois ele irrita o aparelho geniturinário.
Devido ao seu abundante conteúdo vitamínico, o pepino é muito indicado par as afecções da pele.
A fricção da casca do pepino no rosto, mãos e pés rachados, amaciam a pele. Aplicadas nas mãos e nos pés rachados

RABANETE

O suco de rabanete tem um poderoso efeito dissolvente, expulsando do organismo as substâncias venenosas. Por isso, combate eficazmente a tosse convulsa (coqueluche), a icterícia, a rouquidão, o catarro bronquial, e as mucosidades dos pulmões, do estômago e dos intestinos.
Como o suco de rabanete é muito diurético, constitui um ótimo remédio para hidropisia. Este suco também serve para expulsar os vermes intestinais.
Suco de rabanete: Ralar o rabanete, espremer e misturar com mel.
CHÁ de rabanete: cortar o rabanete em fatias, colocar água e deixar cozinhar. Após o cozimento acrescentar o mel e deixa ferver mais um pouco.
Obs. Não tomar junto com as refeições.

REPOLHO

O repolho é um alimento nutritivo e de fácil digestão. Além de conter fósforo, enxofre e ferro, é muito rico em vitaminas A, B, C, D e E.
O suco de repolho cru é um remédio maravilhoso para úlceras estomacais e intestinais, e fortifica todo o organismo devido ao seu grande conteúdo de vitaminas e ferro.
As folhas de repolho branco, amassadas com uma garrafa (ou qualquer outro objeto de forma cilíndrica), podem ser usadas como cataplasmas para curar úlceras, inchações, furúnculos, feridas (mesmo as que são difícil cicatrizar), etc.
Estas cataplasmas acalmam muitas dores, inclusive dores de cabeça. Também são benéficas em casos de varizes, caxumbas, queimaduras, câimbras etc.
O chucrute (repolho picado e fermentado) serve para depurar o sangue, e por isso é muito recomendado para os que sofrem de icterícia e anemia. Também tem efeitos curativos em infecções, prisão de ventre, reumatismo, escorbuto, artrite e gota.
As cataplasmas de chucrute são ótimas para curar úlceras, feridas e queimaduras. 

SOJA

A quantidade aproximada de substâncias nutritivas que a soja contém é a seguinte: 30% de proteína, 17% de gorduras, 28% de hidrato de carbono, 4% de sais minerais e de 1,5% a 2,2% de lecitina.
Nas sojas encontram-se as vitaminas A, B, D, como também diversos sais minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro, cloro e fósforo.

TOMATE

O tomate contém vitamina A (em grande quantidade), B e C.
Os tomates maduros são um remédio eficaz para eliminar o ácido úrico, o reumatismo, a gota e as enfermidades do fígado e dos intestinos. Também ajudam a combater mal estar da bexiga, dos rins, debilidade do estômago e dos intestinos, calos, eczemas, erupções da pele.
O suco de tomate rejuvenesce o organismo e refresca o sangue.

Dados tirado do Livro “Saúde e Cura pelas Plantas”,
autoria:Carlos Kozel.

4 comentários:

  1. que interesante este blog todo de cociña, é unha pena que algúns dos ingredientes que vexo por aquí non os haxa na terra onde vivo... Pero pouco a pouco intentarei atopar ingredientes parecidos que poidan sustituilos... Voullo ensinar á miña nai, que lle encanta calquer cuosa de cocña que non coñeza de antes, aínda que di que xa non ten tan boa man, eu non estou en absoluto dacordo, e cada vez que fai un pastel ou a súa soupa de puerros, todos disfrutamos que non vexas.
    Bicos!
    todos os teus blogs valen a pena! eu cada vez entendo mellor o portugués gracias a ti, é outro caso da teoría da diversión!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vio! :))
    É um imenso prazer tê-lo aqui também!
    Gostaria que me mandasse uma receita típica espanhola que você goste, para eu publicar aqui no blog,ok? Com certeza sua mãe, deve ter várias...
    Eu também estou progredindo na leitura do galego e do espanhol, cada vez menos tenho buscado o tradutor! hehe ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. eu tamén estou aprendendo moito o teu idioma! non dubides en preguntarme calquera palabra (verba) que non entendas! O traductor é moi raro, ás veces engana moito!
    Preguntareille á miña nai que sabe moitas e sempre me da algunha rica e fácil, mentre vouche dar a do "caldo galego", o plato máis típico de galicia.
    ¿Hai unto en brasil? é graxa animal. En moitos sitios d españa non o hai, e cambia moito o sabor.
    Só hai que poñer carne (costela (costilla) de cerdo e chourizo) a cocer, cando leva un rato botarlle verdura (grelos, se non pode ser con repolo (repollo); logo se lle botan patacas (patatas) cortadas en trocitos (a carne lle leva máis tempo, ás patacas menos, por iso va nese orden), e todo isto tendo na olla un pouco de sal, e o unto.
    Onde non hay unto o fan con outra graxa, pero sabe bastante distinto.
    Se en brasil non hai unto accesible, dime que che mando outra!

    ResponderExcluir
  4. olá, eu trabalho na editora que vende este livro, se alguem estiver interessado, entre em contato pelo email henriquebeker@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Beijokas