sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Abacate


O que o abacate pode fazer pela sua saúde:

. Do abacateiro, se aproveita tudo: as folhas e os brotos têm propriedades digestivas e regulam a menstruação. Já o caroço, tostado e moído, pode ser usado no combate à diarreia.

. A fruta tem componentes capazes de reduzir os danos causados no fígado por doenças - a hepatite, por exemplo, que atinge em torno de 1,5% da população mundial. Ela deteriora o órgão e provoca consequências graves, como a cirrose e o câncer - que podem matar.

. Por ser rico em gordura monoinsaturada, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), que pode entupir as artérias. Ao mesmo tempo, a fruta mantém bons os níveis do colesterol bom (HDL).

. Evita alergias e também os processos reumáticos.

. O abacate é uma das maiores fontes de glutadiona. Esse é um poderoso antioxidante que, segundo estudos, bloqueia agentes cancerígenos. Por ter também muito potássio, protege o organismo contra derrames e é ótimo para quem faz atividade física, porque evita cãibras.

Cardápio diferente:

Você pode usar o abacate de várias maneiras, não só em sobremesas. Cortada em pedaços ou como creme, a fruta pode ser misturada com verduras, tomate, cebola, ervas aromáticas e temperada com azeite, sal e pimenta. Sirva também como acompanhamento para torradas, pães e pratos salgados.

Você sabia?

. 3 cols. (sopa) de abacate têm 55 calorias. A mesma quantidade de manteiga tem 215 calorias!

. Se quer emagrecer, o ideal é comer só ¼ da fruta por semana. Porém, a velha receita de abacate batido com açúcar leva os ponteiros da balança lá pra cima: uma taça tem 425 calorias, quase 100 calorias a mais do que uma porção generosa de bisteca de porco. Prefira comer o abacate amassado com limão ou misturado ao leite desnatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Beijokas