sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Doce de Abóbora na Panela de Pressão



Ingredientes:

1 kg de abóbora cortada em cubo
1 kg de açúcar
1 xícara de água
cravo da Índia


Modo de Preparo:

Coloque tudo na panela de pressão, leve ao fogo e quando começar a girar a válvula , abaixe o fogo e conte 20 minutos, após feito isso desligue o fogo e só abra a panela quando ela estiver fria.

Os pedaços da abóbora ficarão todos inteirinhos com uma calda deliciosa.

Os Benefícios do Arroz Integral



O arroz integral é composto de grãos intactos, apenas descascados, o que faz com que sejam preservadas todas as suas características, altamente nutritivas.

Ele contém uma película de fibras insolúveis que aumenta o período de saciedade, sendo indicado para aqueles que procuram perder peso. Essa película também é responsável pelo melhor funcionamento do aparelho digestivo.


A  vitamina B1 está presente no arroz integral e é conhecida por seus benefícios para os músculos, o sistema nervoso e o coração. Além disso, essa substância é importante para o metabolismo de carboidratos, é essencial para aguçar a capacidade de aprendizado e a energia, e para o crescimento normal.


O arroz integral é rico em nutrientes e fibras, ideal para uma alimentação mais balanceada e nutritiva, deve-se optar pelos integrais, com o mínimo de industrialização e refinamento possível. 


Este grão saboroso e nutritivo, indispensável em cardápios vegetarianos, evita disfunções intestinais, auxilia o metabolismo da glicose em diabéticos, protege o sistema nervoso, participa do metabolismo de contração muscular. Possui 1,5g de fibras em 50g do grão enquanto o arroz branco possui apenas 0,03g. Além de todas essas funções, o arroz integral pode ser consumido pelos celíacos, pois não contém glúten.


A opção  pelo alimento integral, certamente, trará benefícios para seu organismo. 


Seu corpo irá funcionar à semelhança de um relógio. Os níveis de gorduras irão diminuir, a digestão será mais fácil, o que lhe trará muito mais qualidade de vida.

Arroz Integral



Ingredientes:

. 2 xícaras (chá) de arroz integral
. 1 colher (sopa) de óleo
. 1/2 cebola picada
. 4 xícaras (chá) de água
. Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo. Junte o arroz lavado e refogue até que ele comece a pegar na panela. Não deixe queimar. Acrescente a cebola, mexa bem e adicione a água e o sal. Misture com uma colher de pau e tampe a panela. Cozinhe por 20 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão. Desligue o fogo e mantenha a panela fechada por 5 minutos. Sirva no lugar de arroz branco.

Pastel de Forno


Ingredientes:

Massa
. 1 kg de farinha de trigo
. 50 g de queijo parmesão ralado
. 1 pitada de sal
. 1 gema
. 600 g de margarina

Recheio
. 1 kg de peito de frango cozido e desfiado ou 1 kg de carne moída ou 1 vidro de palmito
. 1 copo de requeijão

Modo de fazer:

1. Massa
Misture tudo até a massa ficar homogênea.


2. Recheio
Misture o frango (ou palmito ou a carne) com um copo de requeijão cremoso. Se preferir, substitua o requeijão por catupiri o molho branco.


3. Montagem
Abra a massa com o rolo e modele com uma forma para pastel. Recheie os pastéis e coloque-os na assadeira. Pincele com gema. Coloque para assar. Não precisa preaquecer. Tire quando estiver douradinho.


Mandioca Assada



Ingredientes:

.500 g de mandioca sem casca
.1 colher (chá) de sal
.1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
.1/2 xícara (chá) de salsinha picada
.margarina para untar

Modo de preparo:

Corte a mandioca em pedaços e cozinhe na panela de pressão com a água e o sal até que fique macia. Escorra a água, coloque a mandioca em uma assadeira untada com margarina e leve ao forno preaquecido até dourar. Retire do forno e, em seguida, passe os pedaços no queijo ralado misturado com a salsinha. O tempo de cozimento depende do tipo da mandioca.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Saúde e Cura pelas Plantas"


AGRIÃO
O Agrião é diurético, depurativo do sangue e elimina as substâncias estranhas do corpo.
Para os diabéticos, como também para os que sofrem de bócio, o agrião é um magnífico remédio, por que contém iodo natural e ferro.
Para estas enfermidades, é recomendável  tomar diariamente algumas colheradas de suco fresco de agrião.
Consumido em forma de salada ou tomado em forma de suco, o agrião é muito eficaz em casos de afecção da pele, cálculos renais e biliares, escorbuto, icterícia, anemia, hidropisia, dilatação do fígado, enfermidades dos rins, dos pulmões, da garganta, tifo, reumatismo, gota, catarros crônicos e falta de apetite.
Com o agrião fresco esmagado, se fazem cataplasmas para curar feridas difíceis de cicatrizar, tumores glandulares, obstrução dos vasos linfáticos, herpes, etc.

ALHO

O Alho cura: escorbuto, bronquite, diarréia calcificação das artérias, vermes intestinais, hemorróidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga, da vista, dores de cabeça, enxaquecas, obesidade, hidropisia, tumores, herpes, afecções da pele, melancolia, histeria, reumatismo, gota, palpitações do coração, inflamação da mucosa, tifo, prisão de ventre, mal-estares pela paralisação do fígado e do baço, perturbações do metabolismo, nefrite, desarranjos estomacais, falta de apetite, tosse, rouquidão, catarros, nervosismo, abscessos pulmonares, asma, etc.
O alho elimina os velhos resíduos do organismo, facilitando seu trabalho, que amiúde é tão pesado, e purificando o aparelho digestivo.
O suco de alho contém as vitaminas C e K, e vários sais minerais como o enxofre, fósforo, silicatos e iodo. Se abundante conteúdo de fósforo e enxofre, faz que o alho seja um alimento especial para os nervos, e a vitamina K serve para combater hemorragias de qualquer classe.

BATATA

A batata crua é calmante natural para dores estomacais.
Neste caso rala-se uma pequena quantidade de batata e mistura-se com mel.
Tomando-se suco de batata em jejum, curam-se as seguintes enfermidades: úlceras estomacais e intestinais, escorbuto, reumatismo e gota.
Cataplasmas de batata crua e raladas curam queimaduras, neuralgias, reumatismos, inchações, tumores, inflamações e acalmam dores.

BETERRABA

A beterraba serve para depurar e fortificar o sangue.
Ela combate as seguintes enfermidades: icterícia, anemia, palidez, falta de glóbulos vermelhos, afecções da pele, herpes, diabete, furúnculos, abscessos, úlceras, tumores, inchações, reumatismo, gota e acidez do sangue etc. Serve também para curar a acidez do sangue.
Tanto o suco como o caldo da beterraba, que se obtém mediante o cozimento, revigoram todo o corpo, fortalecendo os órgãos internos.

CEBOLA

O extraordinário efeito curativo da cebola se deve a que, além de diversas vitaminas, contém abundantes sais minerais: enxofre, fósforo, silicatos, ferro, cálcio, iodo, sódio, magnésio, flúor etc. Ademias a cebola tem um hormônio que tem um efeito parecido ao da insulina.
Aos que padecem de insônia devem cheirar durante algum tempo, antes de deitar-se, uma cebola cortada pela metade. Em seguida experimentarão uma sensação agradável que não tardará em converter-se em sono profundo e restaurador das energias.
Verrugas no rosto... Faça um buraco numa cebola grande, encha-a de sal, tampe-a com o pedaço que foi tirado da cebola. Coloque numa xicrinha ou um recipiente pequeno para que não derrame o conteúdo.
Utilizando um pincel fino, molhe-o no líquido obtido e umedeça a verruga repetidamente. Aos poucos, a verruga irá desaparecer.
Se as verrugas estiverem em lugar, como por exemplo: as mãos, coloque todas as noites, sobre ela, um rodela de cebola salgada.
A cebola é um ótimo remédio para o catarro, a tosse, a rouquidão, as mucosidades, as supurações, as úlceras e inflamações de qualquer espécie, as enfermidades da pele, da garganta, do cérebro, dos ossos, do estômago, dos intestinos e dos rins.
A cebola abre o apetite e regulariza as funções do estômago.
Suas propriedades diuréticas tornam-na um meio depurativo de primeira categoria sendo muito eficaz em casos de hidropisia e retenção da urina.
O chá de cebola e o suco de Cebola são muito curativos, especialmente para resfriados: rouquidão, catarros de qualquer espécie, escarros de sangue, pleurisia, doenças dos rins, tuberculose pulmonar, tosse, asma, bronquite, gripe.
O Suco de cebola aplicado externamente produz um bom efeito interno, friccionando com o suco a parte doente e aplicando sobre a mesma uma cataplasma de cebolas.
O suco de cebola é excelente nas úlceras de qualquer espécie e nas feridas abertas e supurantes.
Friccionando amiúde o couro cabeludo com suco de cebola, elimina-se a formação de caspa, e como favorece o crescimento do cabelo e evita a sua queda.
O suco de cebola mata os micróbios graças ao seu grande poder desinfetante e curativo. Portanto comer cebola crua, especialmente crua é um meio de se proteger contra enfermidades infecciosas.
As cataplasmas de cebola são muito indicadas contra qualquer espécie de mordeduras venenosas de cobras, aranhas e etc.
PARA LIMPAR E REJUVENECER A CÚTIS: Aplicar o suco de cebola uma ou duas vezes seguidas no rosto, fazendo nele uma massagem até que o suco seja totalmente absorvido.
No tratamento da Diabete, a cebola desempenha um papel curativo e regenerador muito importante. Como o diabético precisa purificar o sangue, o meio terapêutico mais apropriado é a cebola, porque desinfeta e depura o líquido vital do organismo, eliminando as toxinas que contém.
Assim, pois ninguém deveria deixar de considerar a cebola como um poderoso fator curativo natural, que pode ajuda-lo não somente contra as moléstias contagiosas, mas também para combater muitas outras enfermidades, principalmente se é utilizada junto com o limão e o alho.
SUCO DE CEBOLA: misture o suco de cebola com suco de limão e duas colheradas de mel. Esquente-o, e tome aos poucos.
CHÁ DE CEBOLA: Ferver pedaços de cebola. Tome puro, com mel ou açúcar mascavo.
CHÁ DE CEBOLA 2: Corte uns pedaços de cebola, pedaços de alho e suco de limão. Tome puro, com mel ou açúcar mascavo.
As cataplasmas de cebola são muito indicado em casos de: reumatismo e gota, dores causadas por quedas, golpes, torceduras, etc.
Cebolas cruas, cozidas ou seu suco, são eficazes para combater a prisão de ventre.
Obs. Aquele que desejar ter uma inteligência viva, não deve esquecer de comer cebola às refeições.

CENOURA

A cenoura possui as vitaminas A, B, e C, e diversos sis minerais: cálcio, ferro, silicatos, potássio, sódio, fósforo e magnésio.
A cenoura ser para combater as enfermidades do fígado, dos rins, dos intestinos, da bexiga, dos pulmões, da garganta, do estômago, da pele, a anemia, a icterícia, o reumatismo etc.
O suco de cenoura é indicado para eliminar o ácido úrico e neutralizar a acidez do estômago e do sangue.
O suco com de cenoura, com suco de limão e mel combater a bronquite.
A cenoura crua ralada, misturada com alho triturado é um remédio eficaz para expulsar os vermes intestinais.
Cenouras cruas e raladas servem para fazer cataplasmas que aliviam as dores e curam feridas, rachaduras (nas pernas, nos braços ou ns mãos), queimaduras, inchações, furúnculos, etc.

LINHAÇA

A linhaça tem vitamina K, esta vitamina ajuda a coagular o sangue.
O CHÁ de linhaça adoçado com mel, combate eficazmente abscessos,  enfermidades  do estômago, acidez do estomacal, asma, diabete, diarréia, enfermidades dos rins e intestino grosso, perturbação do metabolismo, fermentações estomacais, hemorróidas, hemorragias, obesidade, tosse, tuberculose, rouquidão, úlcera intestinais, inflamação da uretra, etc.

NOZ 

O fruto da nogueira contém as vitaminas A, B, E. Ele tem mais de 6.000 calorias p quilo. Os sais minerais mais importantes são o cálcio, o fósforo, o iodo, o magnésio e o enxofre.

O chá das folhas de nogueira ser para combater as seguintes enfermidades: diabete, icterícia, raquitismo, impurezas do sangue, anemia, vermes, debilidade glandular, mal de Pott (tuberculose dos ossos), apostemas na garganta, chagas na boca, circulação deficiente, escorbuto, mordeduras de vespas e abelhas, inflamação dos olhos, frieiras, afecções da pele, sífilis, etc.

PEPINO

O pepino é muito eficaz nas úlceras estomacais e neutraliza a acidez do estômago e do sangue; ademais é laxante e combate as inflamações do estômago e dos intestinos.
Os que sofrem da próstata devem abster-se de comer pepino, e os enfermos das vias urinárias devem consumi-lo com muita prudência pois ele irrita o aparelho geniturinário.
Devido ao seu abundante conteúdo vitamínico, o pepino é muito indicado par as afecções da pele.
A fricção da casca do pepino no rosto, mãos e pés rachados, amaciam a pele. Aplicadas nas mãos e nos pés rachados

RABANETE

O suco de rabanete tem um poderoso efeito dissolvente, expulsando do organismo as substâncias venenosas. Por isso, combate eficazmente a tosse convulsa (coqueluche), a icterícia, a rouquidão, o catarro bronquial, e as mucosidades dos pulmões, do estômago e dos intestinos.
Como o suco de rabanete é muito diurético, constitui um ótimo remédio para hidropisia. Este suco também serve para expulsar os vermes intestinais.
Suco de rabanete: Ralar o rabanete, espremer e misturar com mel.
CHÁ de rabanete: cortar o rabanete em fatias, colocar água e deixar cozinhar. Após o cozimento acrescentar o mel e deixa ferver mais um pouco.
Obs. Não tomar junto com as refeições.

REPOLHO

O repolho é um alimento nutritivo e de fácil digestão. Além de conter fósforo, enxofre e ferro, é muito rico em vitaminas A, B, C, D e E.
O suco de repolho cru é um remédio maravilhoso para úlceras estomacais e intestinais, e fortifica todo o organismo devido ao seu grande conteúdo de vitaminas e ferro.
As folhas de repolho branco, amassadas com uma garrafa (ou qualquer outro objeto de forma cilíndrica), podem ser usadas como cataplasmas para curar úlceras, inchações, furúnculos, feridas (mesmo as que são difícil cicatrizar), etc.
Estas cataplasmas acalmam muitas dores, inclusive dores de cabeça. Também são benéficas em casos de varizes, caxumbas, queimaduras, câimbras etc.
O chucrute (repolho picado e fermentado) serve para depurar o sangue, e por isso é muito recomendado para os que sofrem de icterícia e anemia. Também tem efeitos curativos em infecções, prisão de ventre, reumatismo, escorbuto, artrite e gota.
As cataplasmas de chucrute são ótimas para curar úlceras, feridas e queimaduras. 

SOJA

A quantidade aproximada de substâncias nutritivas que a soja contém é a seguinte: 30% de proteína, 17% de gorduras, 28% de hidrato de carbono, 4% de sais minerais e de 1,5% a 2,2% de lecitina.
Nas sojas encontram-se as vitaminas A, B, D, como também diversos sais minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro, cloro e fósforo.

TOMATE

O tomate contém vitamina A (em grande quantidade), B e C.
Os tomates maduros são um remédio eficaz para eliminar o ácido úrico, o reumatismo, a gota e as enfermidades do fígado e dos intestinos. Também ajudam a combater mal estar da bexiga, dos rins, debilidade do estômago e dos intestinos, calos, eczemas, erupções da pele.
O suco de tomate rejuvenesce o organismo e refresca o sangue.

Dados tirado do Livro “Saúde e Cura pelas Plantas”,
autoria:Carlos Kozel.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cheesecake de Espinafre


Ingredientes:

· 200 g de biscoito cream craker
· 100 g de margarina

Recheio:
· 1 colher (sopa) de azeite
· 1 cebola pequena picada
· 1 dente de alho picado
· 1 maço de espinafre limpo
· 1 pote de cream cheese (150 g)
· 1 pote de requeijão
· 2 ovos
· Sal e pimenta a gosto
· 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

No liquidificador, triture o biscoito, junte a margarina e trabalhe a massa até formar uma farofa. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma com aro removível, de 22 cm de diâmetro. Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e alho. Junte o espinafre e refogue até murchar. Deixe esfriar.

Na batedeira, bata o cream cheese, o requeijão e os ovos. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque o espinafre refogado sobre a massa e por cima o creme batido, Salpique o queijo e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 45 minutos ou até dourar.

Dica: Se preferir substitua o espinafre por brócolis ou escarola.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Couve-flor Gratinada com Leite de Coco


Ingredientes:

. 1 couve-flor lavada e cortada em buquês
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 1 garrafa de leite de coco
. 2 xícara (chá) de leite
. 4 ovos
. 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 1 cebola picada
. Sal e pimenta a gosto
. 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. Salsa picada a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite em uma grelha e grelhe os buquês de couve-flor. Coloque-os em um refratário untado. No liquidificador, bata o leite de coco, o leite, os ovos, a farinha de trigo. O sal e a pimenta. Reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola. Junte a mistura do liquidificador, leve ao fogo brando e mexa sem parar até engrossar. Deixe esfriar e despeje sobre a couve-flor. Polvilhe a salsa e o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 200º até dourar.

Dica: Se quiser substitua a couve-flor por brócolis.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Bolo de Casca de Banana da Audrey


Bata no Liquidificador:
4 cascas de bananas com 1 copo d'agua

Acrescente:
4 ovos
2 colheres (sopa) margarina
2 xícaras de açúcar
Bata novamente.

Coloque em uma tigela e acrescente:
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó.

Misture bem e leve para assar.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Especial Dia das Crianças


GELADINHO DE IOGURTE COM BISCOITO

Ingredientes:

-1 pacote de Biscoito Plugados Adria Sabor Morango (150g), picado grosseiramente
-100g de chocolate ao leite, picado grosseiramente
-1 litro de bebida láctea sabor morango
-1 caixinha de leite condensado (395g)
-1 caixinha de creme de leite (200g)
-2 envelopes de gelatina sem sabor

Para decorar:

1 pacote Biscoito Plugados Adria Sabor Morango (150g)

Modo de Preparo:

Numa tigela funda acrescente todos os ingredientes, menos a gelatina e mexa bem. Dissolva a gelatina em 10 colheres (sopa) de água e leva ao micro-ondas por 15 segundos. Junte com os demais ingredientes, mexa delicadamente e com a ajuda de uma concha encha copinhos descartáveis pequenos e leva à geladeira por 2 horas. Retire da geladeira, decore com Biscoito Plugados Adria Sabor Morango espetando no recheio de cada biscoito um palito de madeira e sirva a seguir.

Rendimento: 20 geladinhos
Tempo de Preparo: 20 minutos

* A receita Geladinho de Iogurte com Biscoito foi preparada pela cozinha experimental da Adria*

Pretzel


Ingredientes:

-3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
-1 xícara (chá) de cerveja
-1 tablete (15 g) de fermento biológico
-1/2 xícara (chá) de manteiga
-1/2 xícara (chá) de açúcar
-1 pitada de sal
-1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo:

Peneire a farinha de trigo na tigela da batedeira. Junte a cerveja, o fermento, a manteiga (reserve 2 colheres de sopa), o açúcar (reserve 2 colheres de sopa) e o sal. Bata por 4 minutos e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove por 15 minutos, ou até desgrudar das mãos, ficar macia, elástica e soltar bolhas. Com a metade da manteiga reservada, unte uma tigela, coloque a massa e cubra a tigela com filme plástico. Deixe a massa crescer, em local aquecido, por 1 hora, ou até dobrar de volume. Com o restante da manteiga, unte duas assadeiras grandes. Divida a massa em 12 partes e faça rolinhos de 60 cm de comprimento cada um, de pouco menos de 1 cm de espessura. Modele cada rolinho de massa dando a forma de um pretzel. Repita o procedimento com o restante da massa, dispondo os rolinhos prontos nas assadeiras. Em seguida, cubra as assadeiras com filme plástico e deixe a massa crescer, em local aquecido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume. Ligue o forno à temperatura média. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar a superfície da massa. Retire do forno, polvilhe o açúcar reservado e a canela em pó. Sirva em seguida.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nega Maluca



Ingredientes:

-3 ovos
-1 e 1/2 xícara ( chá ) de açúcar
-2 xícaras ( chá ) farinha de trigo
-1/2 xícara (chá) de amido de milho
-1 xícara ( chá ) de chocolate em pó ou achocolatado
-1/2 xícara ( chá ) de óleo
-1 colher ( sopa ) de fermento em pó
-1 pitada de sal
-1 xícara ( chá ) de água quente

Cobertura:

-4 colheres ( sopa ) de leite
-1/2 xícara ( chá ) de chocolate em pó
-1 colher ( sopa ) de manteiga
-1 xícara ( chá ) de açúcar

Modo de Preparo:

Bata os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha, depois adicione a água quente e por último o fermento em pó.
Coloque no forno com temperatura média por 40 minutos, desenforme quente.

Cobertura:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que levante fervura, despeje ainda quente em cima do bolo.

Berinjela Especial

Berinjela


Ingredientes:

-2 berinjelas grandes em fatias
-2 colheres (sopa) vinagre
-4 colheres (sopa) óleo ou azeite de oliva
-3 dentes de alho picadinhos
-Sal


Molho:
-2 cebolas médias em rodelas finas
-4 dentes de alho picadinhos
-4 colheres (sopa) óleo ou azeite de oliva

-2 embalagens de molho de tomate
-Sal e pimenta do reino a gosto

Farofa:

-3 pães amanhecidos sem casca picados
-4 dentes de alho picadinhos
-3 colheres (sopa) azeite de oliva
-3 colheres (sopa) queijo parmesão
-Sal e pimenta do reino a gosto


Recheio e Cobertura:
-350g queijo mussarela ralado grosso
-Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo:
Deixe a berinjela de molho em água com vinagre por aproximadamente 30 minutos. Lave bem em água corrente. Coloque numa forma refratária grande levemente untada. Salpique com o alho, óleo e o sal. Leve ao forno médio (180°C), até ficar macia. Reserve.


Molho :


Doure as rodelas de cebola e alho no óleo. Acrescente o molho de tomate e refogue bem. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Farofa Bata rapidamente o pão no liquidificador até obter uma farinha grossa. Numa frigideira média, doure o alho no azeite. Acrescente a farinha e frite ligeiramente. Retire do fogo, junte o queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta. Reserve.


Montagem:

Unte uma forma refratária retangular grande. Faça camadas alternadas de berinjela, molho, mussarela e farofa, finalizando com queijo parmesão. Leve ao forno médio preaquecido (200°C), até dourar. Sirva a seguir.

Cozinha Experimental Etti

Talharim com Iogurte e Cenoura


Ingredientes:

. 400 g de talharim
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 3 xícaras (chá) de cenoura ralada grosso
. 2 colheres (sopa) de cebola picada
. 1/4 de xícara (chá) de folhas de hortelã picadas
. 2 xícaras (chá) de iogurte natural
. 1 colher (sopa) de suco de limão
. 1/2 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Numa panela grande, ferva 3 litros de água e uma colher (sopa) de sal em fogo alto. Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Numa panela média, aqueça o azeite em fogo alto. Refogue a cenoura e a cebola, mexendo sempre, por quatro minutos ou até ficarem macias. Adicione os ingredientes restantes, misture e deixe aquecer. Escorra o macarrão, misture com o molho, transfira para uma travessa e sirva logo em seguida.

Dica:

O iogurte substitui o creme de leite com menos calorias e mantém a pele bonita.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Abacate


O que o abacate pode fazer pela sua saúde:

. Do abacateiro, se aproveita tudo: as folhas e os brotos têm propriedades digestivas e regulam a menstruação. Já o caroço, tostado e moído, pode ser usado no combate à diarreia.

. A fruta tem componentes capazes de reduzir os danos causados no fígado por doenças - a hepatite, por exemplo, que atinge em torno de 1,5% da população mundial. Ela deteriora o órgão e provoca consequências graves, como a cirrose e o câncer - que podem matar.

. Por ser rico em gordura monoinsaturada, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), que pode entupir as artérias. Ao mesmo tempo, a fruta mantém bons os níveis do colesterol bom (HDL).

. Evita alergias e também os processos reumáticos.

. O abacate é uma das maiores fontes de glutadiona. Esse é um poderoso antioxidante que, segundo estudos, bloqueia agentes cancerígenos. Por ter também muito potássio, protege o organismo contra derrames e é ótimo para quem faz atividade física, porque evita cãibras.

Cardápio diferente:

Você pode usar o abacate de várias maneiras, não só em sobremesas. Cortada em pedaços ou como creme, a fruta pode ser misturada com verduras, tomate, cebola, ervas aromáticas e temperada com azeite, sal e pimenta. Sirva também como acompanhamento para torradas, pães e pratos salgados.

Você sabia?

. 3 cols. (sopa) de abacate têm 55 calorias. A mesma quantidade de manteiga tem 215 calorias!

. Se quer emagrecer, o ideal é comer só ¼ da fruta por semana. Porém, a velha receita de abacate batido com açúcar leva os ponteiros da balança lá pra cima: uma taça tem 425 calorias, quase 100 calorias a mais do que uma porção generosa de bisteca de porco. Prefira comer o abacate amassado com limão ou misturado ao leite desnatado.