segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ratatouille


Tempo de preparo: 1 h
Rendimento: serve 6 pessoas
Ingredientes:
2 berinjelas em rodelas
4 abobrinhas em rodelas
8 tomates italianos cortados em rodelas
1 maço de alecrim
1 maço de manjericão
Azeite
Vinagre
Sal a gosto
Modo de fazer:
1. Grelhe todos os legumes a seco, dos dois lados, até criar uma crosta crocante. 
2. Separe-os em tigelas e tempere com o restante dos ingredientes. 
3. Unte uma assadeira redonda com azeite e faça camadas, alternando os legumes. Deixe na geladeira até a hora de servir. 
4. Sirva como salada, acompanhado de um molho com aceto balsâmico, azeite, ciboulette picadinha e sal a gosto.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pão de Alho Crocante



Massa:
30 g de fermento fresco
1 colher (sob) de açúcar
1 ½ xícara chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de sal
2 alhos muito bem picados (ou pasta de alho)
+ ou – 4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Cobertura:
3 colheres de manteiga derretida, sal, pasta de alho, 1 xícara de salsinha, 100 grs de parmesão ralado. Misture tudo. Preparar quando os pãezinhos já estiverem quase assados.

Dissolver o fermento com o açúcar, misturar todos os ingredientes, colocando a farinha aos poucos até dar o ponto, fica uma massa meio pegajosa.
Formar as bolinhas, arrumar em uma forma, ou assadeira. Deixar descansar até dobrar de volume. Levar ao forno mais ou menos 180º C, quando estiver douradinho jogue a cobertura por cima, volte ao forno para gratinar.
( Receita feita por Ana Costa na Band)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Muffin de linhaça com amêndoas



Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de linhaça triturada, de preferência orgânica
- ½ xícara (chá) de amêndoas trituradas, de preferência orgânicas
- ½ xícara de açúcar mascavo
- ½ xícara de água filtrada
- 3 ovos orgânicos
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco extra virgem
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- ½ colher (chá) de sal marinho


Preparo:
Bater as claras em neve e reservar. Bater o óleo de coco, o açúcar mascavo e as gemas. Adicionar a água, o sal, o fermento, a linhaça e as amêndoas já trituradas, misturar com o auxílio de uma espátula. Untar a formas individuais para muffins e adicionar a massa. Levar ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. 

Rendimento: 15 unidades

Valor calórico por porção: 153 calorias

A linhaça é rica em fibras, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, vitaminas A, E, B1 e B6 e minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e cálcio. Auxilia na melhora do funcionamento intestinal e no controle das taxas de colesterol. 

A amêndoa é fonte de antioxidantes, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e vitaminas E e B1 e gorduras insaturadas. Atua no combate ao envelhecimento precoce e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. 

Fonte: Thais Souza
Nutricionista da Rede Mundo Verde

domingo, 8 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Brigadeiros especiais para a Mamãe



O doce surgiu durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, em 1945. Para ajudar o militar que era “bonito e solteiro”, como dizia seu slogan de campanha, as eleitoras começaram a fazer os docinhos de chocolate para trocar por doações e ajudar o galã. O brigadeiro se popularizou nas festas da época, mas o mesmo não aconteceu com o candidato, que perdeu para Eurico Gaspar Dutra. Outros dizem que o “negrinho", como é conhecido em algumas partes do Brasil, foi dado a Eduardo por uma senhora mineira, que queria agradar o militar e, no final, acabou conquistando muita gente. 

Da vovó para as lojas descoladas, a era dos brigadeiros gourmet feitos com chocolates importados e ingredientes diferenciados conseguiu seu espaço como opção de presente. “A diferença entre um brigadeiro tradicional e um ´gourmet´ está apenas na qualidade dos ingredientes utilizados. O brigadeiro é 100% brasileiro e adorado por todos, crianças e adultos. A paixão sempre existiu, mas agora ele está sendo mais valorizado na nossa cultura”, diz Laila Caminha, doceira do Sweet Dreams Brigadeiro.



 Veja a reportagem toda: Casa e Jardim

terça-feira, 3 de maio de 2011

Diminua o sódio na sua alimentação!





O sal é um dos maiores vilões da alimentação, uma vez que seu consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, desenvolvimento de osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal. 


O Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de sal. Um estudo sobre o consumo de sal por brasileiros indica que a quantidade de sódio disponível para consumo nos domicílios brasileiros excede a ingestão máxima recomendada. Este dado foi observado em todas as regiões do Brasil em todas as classes de renda. O consumo médio brasileiro de sal é de 16g/dia, enquanto a quantidade máxima de sódio recomendada pela OMS é de 2 g (ou 6g de sal) por pessoa, por dia. 
Devemos lembrar que o sódio não é encontrado somente no sal. Alimentos embutidos, temperos prontos, sopas industrializadas contém grandes quantidades. 
Manter o sal fora do seu prato ou diminuir suas quantidades nas receitas pode ser mais fácil do que você imagina. Os condimentos e especiarias naturais são excelentes opções para substituição do sal. Realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos, melhoram a digestão e são fontes de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes.



Veja alguns temperos que irão ajudá-lo a se manter longe do sal:



- Alho e cebolatemperos básicos para todos os pratos. Fontes de alicina e gama-glutamilcisteína, de ação antioxidante, previnem contra câncer, reduzem o colesterol, a pressão arterial, combatem fungos e bactérias, fortalecem o sistema imunológico.
- Alecrimerva aromática, combina com legumes, sopas, arroz e omeletes, perfumando o prato e a cozinha. Melhora a digestão. 
- Cúrcuma (açafrão): além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido. Fonte de curcumina, um potente antioxidante, que atua na prevenção contra doenças cardiovasculares e câncer. 
- Gengibrecom sabor adocicado e picante, pode ser utilizado em pratos doces e salgados, além de poder ser adicionado a sucos. Utilizado contra enjôos e dores de cabeça. É um alimento termogênico, aumentando a temperatura do corpo, fazendo com que ocorra mais gasto de energia. 
- Louromuito utilizado em sopas e feijão. Ajuda a aliviar flatulência. 
- Manjericãoutilizado em diversos pratos, dá um toque especial em molhos de tomate, tortas e saladas. É digestivo, diurético, fortificante e antigripal. 
- Oréganodá um toque especial a molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates. Excelente antifúngico. 
- Pimentasusada para condimentar vários pratos quentes no Brasil e no México. Fonte de capsaicina, substância antioxidante, previne contra alguns tipos de câncer e na redução do LDL colesterol. A pimenta, também, acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico. 
- Salsadesidratada ou fresca, confere aos pratos um sabor leve e agradável. Possui grandes quantidades de bioflavonóides e monoterpenos, substâncias anticancerígenas. 
Abuse desses e outros condimentos naturais e leve mais sabor e saúde ao seu prato!



Dica da nutricionista: 



Outra opção para substituição do sal comum é o sal light que possui em sua composição teor reduzido de sódio. Devido a sua composição, o sal light possui um menor tempo de retenção no organismo, sendo ótima opção para hipertensos.




Fonte: Bruna Murta - nutricionista da rede Mundo Verde.