domingo, 28 de março de 2010

Trufas de Coco


 

Ingredientes:

Recheio:
.1/2 xícara (chá) de açúcar
.1 xícara (chá) de leite de coco
.300 g de coco fresco ralado
.500 g de cobertura de chocolate branco picada
.1/2 de xícara (chá) de creme de leite
.1 colher (sopa) de conhaque

Cobertura:
.500 g de cobertura de chocolate meio amargo picado
.1/2 xícara (chá) de coco seco em flocos

Modo de preparo:

Recheio:
Em uma panela ponha o açúcar e o leite de coco. Leve ao fogo alto até abrir fervura, junte o coco fresco, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de dez minutos ou até que a calda seque. Retire do fogo, acrescente o chocolate branco picado, o creme de leite, o conhaque e misture bem. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de duas horas. Retire a massa da geladeira e, com a ajuda de duas colheres (chá), modele as trufas. Ponha-as sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e leve novamente à geladeira.

Cobertura:
Ponha o chocolate meio amargo em um refratário. Leve ao fogo uma panela com água suficiente para tocar o fundo do refratário. Quando abrir fervura, apague a chama, encaixe o refratário e mexa até o chocolate se derreter. Com o auxílio de um garfo, mergulhe cada trufa na cobertura e retire dando algumas "batidinhas" sobre a vasilha para eliminar os excessos e obter um banho fino e uniforme. Disponha sobre a superfície forrada com papel-manteiga, polvilhe um pouco de coco seco em flocos e espere secar. Ponha numa caixinha para trufas ou bandeja.

Bolo de Trufas

 Ingredientes:

Massa
· 4 claras
· 4 gemas
· 1 xícara (chá) de açúcar
· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
· 1 xícara (chá) de leite quente
· 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e picado
· 1 colher (chá) de bicarbonato
· 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
· 1 lata de creme de leite
· 1 colher (sopa) de mel
· 500 g de chocolate ao leite picado
· 1/4 de xícara (chá) de chocolate
em pó

Modo de preparo:

Massa
Na batedeira, bata as claras em neve, acrescente as gemas, o açúcar e bata bem. Junte a farinha de trigo, intercalando o leite quente, e bata até obter uma massa homogênea. Retire da batedeira, transfira a massa para uma tigela, acrescente o amendoim, o bicarbonato, o fermento e misture bem.

Coloque a massa em uma assadeira redonda média, untada e enfarinhada. Leve ao forno 180ºC preaquecido e deixe assar durante 30 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Corte uma camada fina do bolo e, com uma colher, retire o miolo, formando uma cavidade. Reserve o miolo.

Recheio
Em uma panela, coloque o creme de leite, o mel e quando começar a ferver retire do fogo. Ainda quente, junte o chocolate picado e misture bem até derreter. Deixe esfriar um pouco. Divida o creme em duas porções. Esfarele o miolo do bolo reservado e misture na metade do creme de chocolate. Leve à geladeira até que fique firme. Modele as trufas e passe no chocolate em pó.

Montagem
Preencha a cavidade do bolo, intercalando uma camada do restante do creme de chocolate e as trufas. Decore com raspas de chocolate.

Dica: Se você quiser, pode incrementar esse bolo decorando-o com cerejas ao marrasquino.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pastiera di Grano

 Torta Festiva

Ingredientes:

Massa
· 3 ovos
· 3/4 de xícara (chá) mais 1 colher (sopa) de açúcar
· 1 e 1/2 xícara (chá) de manteiga
· 5 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio
· 250 g de trigo em grãos com casca
· 2 xícaras (chá) de leite
· 1 pitada de sal
· Raspas de 1 limão
· 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
· 500 g de ricota
· 3 ovos (claras e gemas separadas)
· 1 colher (café) de canela em pó
· 200 g de frutas cristalizadas
· 200 g de passas
· Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Massa
Misture todos os ingredientes e sove por 5 minutos até formar uma massa homogênea. Deixe descansar por 30 minutos. Abra com o rolo e forre uma fôrma de aro removível untada e reserve o restante da massa.

Recheio

Deixe o trigo de molho em água fria por uma noite. Leve-o para cozinhar na água em que ficou de molho por 15 minutos. Escorra e reserve o trigo. Aqueça o leite e junte o trigo, o sal, as raspas de limão e uma colher (sopa) de açúcar. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo. Quando o leite secar, escorra o trigo e deixe esfriar.

Junte a ricota passada na peneira, as gemas, o açúcar restante, a canela e as frutas cristalizadas. Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente. Espalhe o recheio sobre a massa e, com as sobras da massa, faça tiras e trance-as sobre o recheio. Asse em forno médio preaquecido por 30 minutos mais ou menos e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Obs: 
Essa é uma sobremesa que não falta na mesa de Páscoa dos italianos!

Pudim de Maçã

 Ingredientes:

· 700 g de maçãs
· 1/4 xícara (chá) de água
· Cravo e canela a gosto
· 5 ovos
· 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Descasque as maçãs e corte em quatro. Em uma panela, coloque a maçã, a água, os cravos e a canela. Tampe a panela e cozinhe até a maçã ficar bem macia. Deixe esfriar, bata no liquidificador até formar um purê. Acrescente os ovos, o leite condensado e bata até ficar uma mistura homogênea. Caramelize uma fôrma, coloque o pudim e asse em banho-maria no forno preaquecido a 200ºC durante 50 minutos. Deixe esfriar, desenforme e decore com fatias de maçã.

Dica: Para caramelizar a fôrma, coloque o açúcar leve ao fogo e mexa com cuidado com uma colher de pau. Quando o açúcar derreter e ficar com uma cor dourada, vire a fôrma cuidadosamente para espalhar a calda.

 

Bombom de Morango


 Ingredientes:

· 100 g de morangos
· 1 lata de leite condensado
· 200 g de leite em pó desnatado
· 300 g de chocolate ao leite ou meio amargo

Modo de preparo:

Lave bem os morangos, retire os talinhos e coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de líquido. Em uma tigela média, misture o leite condensado com o leite em pó e mexa até formar uma massa macia. Se necessário, acrescente mais leite em pó. Molde bolinhas e achate-as com a palma das mãos.

Envolva cada morango com a massa. Coloque-os sobre papel-manteiga e deixe secar durante 15 minutos. Derreta o chocolate ao leite ou amargo de acordo com as instruções da embalagem. Com a ajuda de um garfo, banhe os bombons no chocolate. Leve à geladeira até secar. Sirva em seguida.

Dica: Se quiser recheie com uva passa, nozes ou cereja.

Pudim de Café

 Ingredientes:

· 1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar
· 3 xícaras (chá) de leite
· 1 xícara (chá) de café bem forte
· 1 pitada de açúcar de baunilha
· 1 pitada de sal
· 6 gemas
· 4 claras

Modo de preparo:

Derreta em uma frigideira 1 xícara (chá) de açúcar e unte o fundo e as laterais de uma fôrma com o caramelo obtido. Reserve. Ferva o leite com o café, a baunilha e o sal. Reserve. Bata as gemas com as claras e junte o açúcar restante. Bata bem e adicione aos poucos, sem parar de bater, o café com leite fervendo. Despeje na fôrma reservada e asse no banho-maria, em forno médio preaquecido. Desenforme frio.

Dica: Se desejar decore com grãos de café e sirva com licor de menta.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pão de Mel

 Páscoa chegando e eu não poderia deixar 

passar essa data tão prazerosa como saborosa!

Retorno em grande estilo...

Ingredientes:

.1 lata de leite condensado (395 g)
.1 lata de mel
.3 colheres (sopa) de margarina
.1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
.2 colheres (sopa) de chocolate em pó
.2 ovos
.1 colher (chá) de cravo-da-índia moído
.1 colher (sopa) de canela em pó
.7 colheres (sopa) de leite
.4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Acessório:
.Assadeira de 26 x 42 cm  

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180ºC. Leve ao fogo o leite condensado com o mel e a margarina até misturar bem. Junte os demais ingredientes e misture. Coloque a massa na assadeira e asse por 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Derreta o chocolate e tempere. Corte o pão de mel em círculos ou em quadrados e mergulhe-os no chocolate temperado. Retire com um garfo e deixe escorrer o excesso. Coloque sobre papel-manteiga e leve para a geladeira apenas até endurecer o chocolate. Guarde em recipiente bem fechado. Este pão de mel pode ser consumido em até dez dias. Se quiser você pode variar e fazê-lo recheado com doce de leite.

Bacalhau Gratinado

Ingredientes:

· 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 1 cebola média picada
· 4 tomates sem pele e sementes picados
· 1 vidro de leite de coco
· Salsa picada a gosto
· Pimenta a gosto
· 1,5 kg de batatas descascadas e cozidas
· Sal a gosto
· 1 lata de creme de leite
· 1 colher (sopa) de margarina
· 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
· 250 g de Catupiry

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e refogue os tomates. Junte o bacalhau e o leite de coco. Acrescente a salsa, a pimenta e deixe cozinhar por 3 minutos. Reserve.

Passe as batatas no espremedor, junte o sal, o creme de leite, a margarina e três colheres de parmesão. Em um refratário grande, coloque uma camada de batata, o bacalhau e cubra com o restante da batata. Por cima espalhe o Catupiry, polvilhe o restante do queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Sirva em seguida.

Dica: Sirva com arroz com passas e nozes.