segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Frutas Inteligentes


Elas fazem tão bem à saúde que, além de nutrirem o organismo com vitaminas, minerais e fibras, reduzem o risco de doenças e ainda ajudam a secar as gordurinhas insistentes em apenas duas semanas.

A nutróloga Daniela Hueb lista as propriedades das frutas do bem, sua funcionalidade e o tamanho das porções a serem consumidas diariamente:

  • Abacaxi:ele ainda não conquistou fama, mas, pode acreditar, é ótimo no combate à prisão de ventre. Isso porque contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão). Quanto comer: 2 fatias médias.
  • Banana: é rica em carboidratos, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. Atua como calmante intestinal, por estimular o apetite, e possui funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição. Além disso, a prata e a maçã têm efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo indicada em casos de diarréia. Quanto comer: 1 unidade.
  • Damasco seco: excelente fonte de ferro para a formação de glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Abundante em silício, cálcio, fósforo e potássio, além de pró-vitamina A e vitamina B12. Quanto comer: 2 unidades.
  • Goiaba: auxilia na digestão dos carboidratos, é cicatrizante de feridas e combate diarréias. Quanto comer: 1 unidade.
  • Maçã com casca: contém fibras solúveis que, em contato com a água, aumentam a massa fecal e a tornam mais “macia” e insolúvel. Ou seja, que não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre. Quanto comer: 1 unidade.
  • Laranja com bagaço: não adianta só chupar a fruta ou tomar o suco. A maior quantidade das fibras da laranja está no bagaço. Por isso, fora a casca e os caroços, você deve comê-la inteirinha. Quanto comer: 1 pequena.
  • Manga: é coadjuvante em tratamentos pulmonares para eliminação de secreções, combate a falta da vitamina C, é depurativa, refrescante e tem propriedade digestiva. Quanto comer: 1 pequena.
  • Mamão: é um alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural facilitando os movimentos de expulsão das fezes. Atua nas funções gástricas e intestinais e desintoxica o organismo. Quanto comer: 1 fatia média ou 1 papaia.
  • Melancia: é uma das frutas mais ricas em vitaminas A, C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), B12 (cianocobalamina), niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina, que auxilia no fortalecimento dos cabelos, das unhas e da pele. Quanto comer: 1 fatia média.
  • Melão: é rico em vitaminas A, C e complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Possui grande quantidade de celulose, que lhe dá uma leve função laxante. É recomendado para os casos de colite, obesidade, prisão de ventre e cistite. Quanto comer: 1 fatia média.
  • Morangos: é indicado na prevenção de artrite, pedras na bexiga, anemia, diarréia, problemas renais, vermes, infecções hepáticas, cálculos biliares e reumatismos. Quanto comer: 5 unidades.
  • Pêra: a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada também um ótimo diurético. Quanto comer: 1 unidade.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Rocambole de Morango


Ingredientes:

Massa:
-6 ovos
-1 xícara (chá) de açúcar
-1 xícara (chá) de farinha de trigo
-2 colheres (chá) de fermento em pó
-manteiga para untar
-açúcar para polvilhar

Recheio:
-1 garrafa de creme de leite fresco (200 ml)
-5 colheres (sopa) de açúcar refinado
-1 caixa de morangos frescos

Modo de Fazer:

Forre uma assadeira de 40x30 cm com papel-manteiga e unte bem. Reserve. Bata as claras em neve firme. Junte metade do açúcar e bate até que ele se incorpore completamente e as claras formem picos firmes. À parte, bata as gemas até ficarem amarelo-claras. Adicione aos poucos a outra metade do açúcar e bata bem. Vá juntando sem parar de bater, a farinha misturada com o fermento. Por último, acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Ligue o forno na temperatura média (180° C). Coloque a massa na assadeira preparada e asse por 30 minutos. Retire do forno, desenforme sobre um papel-manteiga polvilhado com açúcar, enrole e reserve. Espere esfriar.

Recheio:
Bata o creme de leite na batedeita até virar no ponto de chantilly, acrescente o açúcar aos poucos. Desligue a batedeira e junte os morangos picados. Desenrole a massa do rocambole, espalhe o recheio e torne a enrolar. Polvilhe o rocambole com açúcar refinado e decore com morangos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Torta de Maçã

Muito fácil e diferente!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Enrolado de Carne Moída

Ingredientes:

. 1 kg de carne moída
. 1 pacote de sopa de cebola
. 1 ovo ligeiramente batido
. 1 pão francês umedecido no leite
. 2 colheres (sopa) de cebola ralada
. 2 colheres (sopa) de salsa picada
. 2 colheres (sopa) de manjericão picado
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 150 g de mussarela em fatias
. 50 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Misture a carne moída com a sopa de cebola, o ovo, o pão umedecido e esfarelado, a cebola, a salsa, o manjericão, o sal e a pimenta. Mexa bem. Abra a carne em retângulo sobre uma superfície forrada com papel-alumínio. Espalhe as fatias de queijo sobre a carne. Com o auxílio do papel-alumínio enrole como um rocambole, apertando bem. Coloque-o em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Polvilhe com o queijo parmesão e sirva.

domingo, 20 de setembro de 2009

Creme de Limão com Bis


Ingredientes:

· 1 lata de leite condensado
· Suco de 2 limões
· 1 lata de creme de leite
· 1 caixa de Bis picado

Modo de preparo:

No liquidificador, bata o leite condensado com o sumo de limão até formar um creme. Misture delicadamente o creme de leite.

Em taças individuais, intercale camadas de creme e Bis. Decore com raspas de limão e leve a geladeira no mínimo 4 horas antes de servir.

Dica: Substitua o chocolate Bis por biscoito waffer.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cuca de Maçã


Ingredientes:
-2 ovos
-1 xícara de chá de margarina
-1 ½ xícara de açúcar
-½ xícara de amido de milho
-3 ½ xícara de farinha de trigo
-1 ½ xícara de leite
-2 xícaras de uvas passas
-1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:
-4 maçãs verdes sem casca e fatiadas
-1 colher de sopa de fermento em pó

Farofa:
-1 ½ xícara de farinha de trigo
-1 ½ xícara de açúcar
-½ xícara de margarina gelada
-1 colher de sopa de canela em pó

Como Fazer:
Misture todos os ingredientes e coloque em forma de abrir untada com margarina e enfarinhada.
Cubra a massa com as fatias de maçã.

Farofa:
Misture todos os ingredientes até fazer uma farofa.
Cubra as maçãs com a farofa.
Leve ao forno 180º até dourar.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sequilhos


Ingredientes:

· 1/2 lata de leite condensado
· 1 ovo
· 2 e 1/2 colheres (sopa) de margarina
· 1 pitada de sal
· 1/2 colher de (sopa) de fermento em pó
· 3 e 3/4 de xícaras (chá) de amido de milho
· Raspas de casca de limão

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture o leite condensado, os ovos, a margarina, o sal e o fermento. Acrescente aos poucos o amido de milho, mexendo bem até obter uma massa homogênea, que dê ponto para enrolar. Deixe descansar por 20 minutos.

Modele os sequilhos, coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Mantenha distância entre os sequilhos, pois eles crescem muito. Achate-os levemente com um garfo e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos ou até dourarem.

Dica: Aproveite a outra metade do leite condensado para servir junto com os sequilhos. Quem quiser pode molhar o sequilho no leite condensado na hora de comer.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Manjar Branco Especial


INGREDIENTES:

Manjar:
-1 lata de leite condensado
-2 medidas e meia (da lata) de leite
-1 vidro de leite de coco (200ml)
-meia xícara (chá) de maisena

Calda de ameixa:
-1 xícara e meia (chá) de açúcar
-150g de ameixas pretas
-1 pedaço de canela em pau
-2 cravos-da-índia

MODO DE PREPARO:

Manjar:
Em uma panela, misture bem o leite consensado com o leite, o leite de coco e a maisena. Leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme grosso (por cerca de 25 minutos). Retire do fogo, despeje em uma forma com furo central (19cm de diâmetro) molhada e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Desenforme.

Calda de ameixa:
Em uma panela, misture o açúcar com as ameixas, a canela, o cravo e duas xícaras e meia (chá) de água. Leve ao fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos, após iniciar fervura. Sirva fria sobre o manjar.

Dica:
Se desejar, prepare esta receita em forminhas individuais.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Estrogonofe de Frango com Grão de Bico


Ingredientes:

. 500 g de grão-de-bico
. 1 peito de frango
. 1 cebola picada
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 2 copos (requeijão) de água
. 2 colheres (sopa) de ketchup
. 2 colheres (sopa) de mostarda
. 2 xícaras (chá) de cogumelos picados
. 1 lata de molho de tomate
. 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
. 1 lata de creme de leite
. Sal a gosto

Modo de Preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho na água de véspera. Cozinhe o frango em água e sal até ficar macio. Reserve duas xícaras (chá) da água do cozimento. Desfie o frango e reserve. Escorra o grão-de-bico e ponha em uma panela de pressão. Junte a água reservada e cozinhe por 15 minutos. Escorra e reserve. Doure a cebola no óleo, junte o frango e os dois copos (americano) de água. Tempere com o sal, o ketchup, a mostarda e deixe ferver. Acrescente os cogumelos, o molho de tomate e cozinhe até que o caldo fique grosso. Retire do fogo, junte a salsinha e o creme de leite e misture bem. Sirva quente com arroz branco.

Bombom Cremoso de Colher

Ingredientes:

. 250g de chocolate meio amargo picado
. 1/4 de xícara (chá) de leite quente
. 1 lata de creme de leite
. 20 morangos picados
. 1 colher (sopa) de açúcar
. 300g de chocolate branco picado
. 2 colheres (sopa) de sumo de limão
. 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, acrescente o leite quente e meia lata de creme de leite. Misture bem até ficar liso e uniforme. Reserve. Polvilhe o açúcar nos morangos. Reserve. Derreta o chocolate branco em banho-maria, misture o restante do creme de leite, o sumo e as raspas de limão. Em taças pequenas e individuais, distribua o chocolate meio amargo, os morangos e por cima o chocolate branco, Decore com morangos. Leve a geladeira até o momento de servir.

domingo, 6 de setembro de 2009

Salmão al Limone


Ingredientes:


-4 filés de salmão com a pele
-2 colheres (chá) de sal defumado
-2 colheres (sopa) de azeite de oliva molho
-1 xícara (chá) de creme de leite fresco
-5 colheres (sopa) de azeite de oliva
-2 colheres (sopa) de suco de limão
-1/2 limão médio -1 colher (sopa) de aguardente
-sal e raspas de casca de limão a gosto

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Lave os filés de salmão, seque-os com toalha de papel e tempere com o sal defumado.

Disponha-os numa assadeira, regue com o azeite de oliva e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e reserve.

Enquanto o peixe estiver no forno, prepare o molho: coloque numa tigela refratária o creme de leite e o azeite de oliva e bata com um batedor manual.

Aos poucos e sem parar de bater, adicione o suco de limão e bata por mais 2 minutos.

Reserve na geladeira. Descasque o limão, removendo a parte branca, corte a polpa em pedaços bem pequenos e elimine as sementes.

Incorpore o limão ao creme, junte a aguardente e misture.

Leve ao fogo, em banho-maria, e cozinhe, sem parar de bater com um batedor manual por 10 minutos, ou até aquecer, mas não deixe o creme ferver.

Acerte o sal e retire do fogo.

Distribua os filés de peixe nos pratos, cubra com o molho e decore com as raspas de limão. Sirva em seguida.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Creme de Maracujá


INGREDIENTES:
-1 embalagem de biscoito mousse de chocolate meio amargo
-2 colheres (sopa) de amido de milho
-1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
-1 xícara (chá) de creme de leite fresco

-3 gemas
-1 xícara (chá) de açúcar
-50g de chocolate branco picado

MODO DE PREPARO:
Pique o biscoito mousse chocolate meio amargo. Reserve.
Dissolva o amido de milho em 1 xícara (chá) de água. Junte o suco de maracujá, o creme de leite, as gemas, o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Cubra com um filme plástico sobre o creme. Deixe esfriar. Reserve ½ xícara (chá) do biscoito picado. Forre com o biscoito restante 6 taças. Cubra com o creme de maracujá. Misture ao biscoito reservado o chocolate branco e coloque sobre o creme de maracujá. Leve à geladeira até o momento de servir.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tambaqui na Brasa


Ingredientes:
- 1 peixe tipo tambaqui
- suco de 3 limões
- azeite de oliva a gosto
- 3 dentes de alho
- colorau a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- folha de bananeira ou papel aluminio

Modo de Preparo:
  • Limpe o Tambaqui.
  • Faça um vinha dalho (molho) com todos os temperos e coloque o peixe dividido em duas partes(bandas).
  • Leve para assar na brasa, envolvido nas folhas da bananeira (papel a aluminio)
  • Sirva com arroz branco e salada verde.

Mais Peixe!


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Vá de Peixe!


De 1 a 15 de setembro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promove a Semana do Peixe, para incentivar o seu consumo e reforçar sua importância para a saúde. Rico em proteínas, o peixe também é fonte de vitaminas A, B e D, além de conter vários minerais, como cálcio, fósforo, iodo e cobalto, necessários para o organismo. Menos gorduroso que frango e carnes vermelhas, o peixe é digerido com mais facilidade e auxilia o controle do colesterol no sangue. Um prato cheio para a saúde!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Torta de Morango com Trufa de Chocolate Amargo

Peixe no Sal Grosso





Ingredientes para o peixe:
• 1 peixe (pargo, vermelho,tilapia) de aproximadamente 1K

• 3 kg de sal grosso (ou mais, se necessário)

• 3 claras em neve • alecrim
• tomilho

Ingredientes para o molho de manteiga:

• 1 cebola picada
• suco de 1 limão

• 3 colheres de sopa de vinho branco
• sal e pimenta-do-reino

• 125 g de manteiga gelada, em pedacinhos

Prepare o peixe:
• Misture as claras em neve com o sal grosso, para dar liga; junte as ervas.
• Limpe o peixe, deixando as escamas, e recheie com o ramo de alecrim e tomilho. • Coloque no fundo da assadeira uma camada de aproximadamente 4 cm de espessura da mistura de clara em neve com sal;
• Coloque o peixe sobre essa camada;
• Complete o espaço restante da assadeira com a mistura, até cobrir o peixe com uma camada de 4 cm de espessura;
• Leve ao forno médio, pré-aquecido 250°, por aproximadamente 20 minutos (até que a crosta de sal fique bem dourada).

Prepare o molho para regar o peixe:
• Leve ao fogo uma panela pequena com a cebola, o limão e o vinho. Reduza até sobrar 1/3 do líquido inicial;
• Passe a redução por peneira e coloque de volta na panela;
• Coloque a panela em banho-maria e, sempre mexendo com uma colher de pau ou batedor de arame, vá incorporando os pedaços de manteiga aos poucos, até obter um molho emulsionado;
• Tempere com sal e pimenta.


Bolo de Castanha do Pará


INGREDIENTES:

-3 xícaras (chá) de castanhas-do-pará (partidas ao meio)
-2 xícaras (chá) de ameixa preta sem caroço
-1 xícara (chá) de cereja em calda sem o cabinho e escorrida
-¾ xícara (chá) de farinha de trigo
-¾ xícara (chá) de açúcar
-½ colher (chá) de fermento em pó
-3 ovos
-1 colher (chá) essência de baunilha

MODO DE PREPARO:

Numa tigela coloque a castanha-do-pará (partida ao meio), a ameixa preta sem caroço, a cereja em calda sem o cabinho e escorrida, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó e misture bem. Reserve.
Numa outra tigela bata os ovos com a essência de baunilha até formar uma espuma (+/- 5 minutos). Despeje este creme sobre as frutas (reservadas acima) e mexa bem.
Numa fôrma untada com manteiga e forrada com papel manteiga coloque a massa, e nivele a superfície com uma espátula (ou as costas de uma colher). Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por +/- 1 hora. Deixe esfriar e desenforme.

Reprodução Mais Você

Costela à Pescador


Ingredientes:
- 2,5 kg de costela de ripa limpa (com pouca carne)
- 1 kg de lingüiça de porco

Modo de Preparo:
Limpe a costela de ripa e fure a lingüiça com um garfo.

Numa panela de pressão (de 7,5 litros), faça uma camada de costela e, por cima, coloque uma camada de lingüiça com 4 ou 5 gomos. Repita o procedimento até terminar os ingredientes. Termine com uma camada de lingüiça.

Tampe a panela e leve ao fogo médio. Assim que a panela pegar pressão, deixe a carne cozinhar por 45 minutos. Então, espere a pressão sair, abra a panela e coloque as carnes numa travessa de servir.

Despreze um pouco da gordura que se formou no cozimento e coe. Transfira para uma molheira e sirva com as carnes.